Book a Call

Edit Template

Procedimento

Remoção de Dentes Inclusos/Siso

Saiba o que é, como funciona e quem necessita.

Antes
Depois

O que são dentes inclusos?

São dentes que não conseguem erupcionar (nascer) e ocupar sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado. Os mais comuns são os dentes do siso, que representam os últimos dentes da arcada, chamados cientificamente de terceiros molares.

Existem quatro dentes do siso: dois superiores e dois inferiores. Eles iniciam sua formação aos 12 anos de idade e erupcionam normalmente entre 16 e 20 anos.

Há algum risco se não remover os sisos?

Sim. O siso pode causar reabsorção ou cárie nos dentes vizinhos, dor e o surgimento de cistos e tumores. O paciente pode sentir dor e pressão assim que o dente tenta erupcionar.

O que acontece se ele erupcionar parcialmente?

Esse quadro pode provocar inflamação da gengiva ao redor do dente, denominada de pericoronarite, abcessos na região, irritação local, dor, edema e limitação da abertura bucal.

Por que às vezes eles não erupcionam?

Algumas pessoas podem simplesmente não ter a formação de um ou mais dentes do siso. Porém, na maioria das vezes em que eles estão presentes, a falta de espaço nas arcadas impede a sua erupção. é quando são chamados de impactados.

O que fazer quando a gengiva do siso que está erupcionando inflama?

O processo inflamatório e/ou infeccioso na gengiva que recobre o terceiro molar é chamado pericoronarite e deve ser avaliado com rigor por um cirurgião bucomaxilofacial. Algumas vezes pode ser bastante grave. Após o tratamento inicial (limpeza, irrigações, medicamentos), o procedimento cirúrgico para a remoção dos terceiros molares deverá ser realizado.

Qual a melhor idade para remover os sisos?

Entre 14 e 17 anos, quando o siso ainda não está completamente formado e apresenta-se em uma posição mais favorável para sua remoção. com a formação completa do siso, a cirurgia e a recuperação ficam mais complicadas, pois as chances das raízes estarem próximas ao nervo e outras estruturas aumentam, além do osso se tornar mais denso. esperar que o dente se torne sintomático para só então procurar o atendimento não é a conduta indicada.

Devo extrair todos os dentes siso ou somente aquele que incomoda?

Via de regra, todos os terceiros molares inclusos devem ser removidos, principalmente com o objetivo de evitar complicações em médio e longo prazo. Em situações específicas, onde os riscos da cirurgia são maiores que os benefícios, seu cirurgião pode optar apenas pelo acompanhamento.

Posso extrair meu dente incluso com anestesia geral?

Sim, a extração de um dente incluso (um dente que não irrompeu completamente na cavidade oral) pode ser realizada sob anestesia geral, especialmente se houver necessidade de um procedimento mais complexo. A anestesia geral é uma opção que proporciona ao paciente estar completamente inconsciente e sem sentir dor durante o procedimento.

A decisão de usar a anestesia geral para a extração de um dente incluso geralmente depende de vários fatores, incluindo a complexidade do caso, a posição do dente incluso, a saúde geral do paciente e suas preferências pessoais. Se um dente incluso estiver localizado em uma posição difícil de alcançar ou se houver complicações previstas, como raízes do dente que se estendem em direção a estruturas importantes, como nervos ou seios da face, o cirurgião bucomaxilofacial pode recomendar a anestesia geral para garantir um procedimento seguro e eficaz.

É importante discutir suas opções de anestesia com seu dentista ou cirurgião bucomaxilofacial. Eles podem avaliar sua situação individual, explicar os riscos e benefícios da anestesia geral e ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre o melhor plano de tratamento para suas necessidades específicas.

Agende sua Consulta

Convênios Atendidos

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial!

Clínica

Nossos Termos

Ajuda

Política de Privacidade

Nosso Contato

© NEOMAXBR – CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL!