A cirurgia ortognática é uma técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como deformidades dentofaciais, que podem causar alterações na mordida, articulação, respiração e estética, caracterizando-se, portanto, como um procedimento estético-funcional.
O implante dentário é, atualmente, a melhor forma de substituir um dente perdido ou não existente. Trata-se de um procedimento seguro quando bem planejado. Um parafuso feito por material biocompatível instalado e integrado ao osso, substituindo a raiz dos dentes perdidos ou ausentes.
A reconstrução bucomaxilofacial é uma área da odontologia que se concentra na restauração e reconstrução de estruturas da boca, face e região maxilofacial que foram danificadas por trauma, doença, anomalias congênitas ou cirurgias extensas.
O trauma de face, também conhecido como traumatismo bucomaxilofacial, é decorrente de qualquer ferimento físico com impacto ocasionado na região do rosto, como: osso nasal (nariz), osso zigomático (maçã do rosto), osso frontal (testa), ossos das órbitas oculares (olhos), osso mandibular, osso maxilar (queixo e mandíbula) e dentes.
São dentes que não conseguem erupcionar (nascer) e ocupar sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado. Os mais comuns são os dentes do siso, que representam os últimos dentes da arcada, chamados cientificamente de terceiros molares.
A cirurgia cosmética da face, ou cirurgia estética facial, é um procedimento realizado para melhorar a aparência estética do rosto. Existem várias técnicas e procedimentos disponíveis, cada um focado em diferentes áreas do rosto e em diferentes preocupações estéticas.
A feminização e masculinização facial são procedimentos de cirurgia estética que visam alterar as características faciais para torná-las mais congruentes com a identidade de gênero de uma pessoa.