A cirurgia ortognática é uma técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como deformidades dentofaciais, que podem causar alterações na mordida, articulação, respiração e estética, caracterizando-se, portanto, como um procedimento estético-funcional.
Para que possa ser realizada, após o diagnóstico da condição do paciente, várias avaliações são feitas para planejar a melhor forma de tratamento. Como preparo para a cirurgia, o paciente deve ser submetido a um tratamento ortodôntico, no qual a posição dos dentes é corrigida em função das bases ósseas: os dentes superiores em relação à maxila e os inferiores à mandíbula.
Em resumo, o ortodontista prepara as arcadas dentárias para que o cirurgião corrija a oclusão (encaixe dos dentes) no momento da cirurgia, através de movimentações ósseas. Uma vez finalizado o preparo ortodôntico, é realizada a simulação da cirurgia, atualmente através do planejamento virtual, o que possibilita ao cirurgião e paciente avaliar todas as possibilidades e visualizar os resultados estéticos com certa precisão.
Após a determinação dos movimentos a serem realizados para correção de deformidade dentofacial, são confeccionados guias oclusais, que serão utilizados no intraoperatório. Após as osteotomias (corte ósseo) e reposicionamento ósseo conforme o planejado, fixações ósseas (placa e parafuso) são utilizadas.
Pacientes que possuem as chamadas “deformidades dentofaciais”: quando os ossos maxilares são grandes ou pequenos demais, ou ainda, mal posicionados, comprometendo as funções respiratória, mastigatória, fonética e a estética facial.
© NEOMAXBR – CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL!